quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Bipolaridade Benfiquista

Alguns dos "benfiquistas" são pessoas realmente difíceis de compreender e de agradar. E isso é visto diariamente em toda a blogosfera que parece refém de tanta bipolaridade e comentário dignos de um estudo psiquiátrico. Antes de avançar nesta pequena reflexão, decidi fazer uma pequena nota introdutória à bipolaridade. A bipolaridade é uma doença psiquiátrica com variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e "mania" (por mania entende-se um humor elevado e expansivo, um estado de euforia completa). E no fundo, se pensarem um pouco acerca do que se observa por muitos dos blogues afectos ao Benfica, já se começam a ver alguns paralelismos.. é a chamada bipolaridade Benfiquista! 

Quando se encontra numa fase depressiva, nada que o Benfica ou alguém do Benfica faça terá valor...

Esta é a primeira premissa e é a que mais me inclina a confirmar a teoria de uma bipolaridade benfiquista. Estamos nesta fase e as ideias estão mais lúcidas na nossa mente, pelo que podemos apresentar mil e um exemplos aqui. 
Falemos de Ola John. O mal amado do Benfica, titular em 3 dos 4 jogos oficiais da época foi hoje emprestado ao Reading, equipa da segunda divisão inglesa. No entanto, quando se assumia como certo que esta notícia deixaria todos os adeptos radiantes, as reacções foram um pouco diferentes.. "Ai, mas e agora ficamos com o Victor Andrade, com o Gonçalo que ainda é um miúdo e o barrete do Carcela?" (engraçado Carcela que todos já diziam ter a titularidade na direita durante a pré-época ser hoje um barrete que perde o lugar para dois putos da B...). De um momento para o outro, Ola John passa de dispensável para importante baixa na equipa que fica agora órfã de um talento que enquanto cá esteve sempre foi empurrado para fora. Bipolaridade?
Podemos também falar da aposta em jovens da equipa B/formação. Durante anos, Jesus foi criticado por não valorizar nenhum jogador oriundo das camadas jovens do Benfica. Quando Rui Vitória chega com a garantia de ter no plantel vários jogadores da equipa B, alguns deles a titular, exigimos reforços de luxo que vão tirar os minutos aos "miúdos". Mas então, onde ficamos? Estamos assim deprimidos que temos uma enorme nuvem cinzenta por cima de nós que por onde quer que andemos nos molha sempre? Ou nada está bem, independentemente do que se faça/mude. 
Podemos falar também da abordagem ao mercado que tanto tem deixado os benfiquistas em choque.. Se contratamos é porque são contratações por contratar. Se gastamos é porque gastamos. O mercado está mais inflacionado que nunca. Nos dias de hoje trazer o Gaitán não iria custar os míseros 8,4M€ de há uns anos atrás e isso parece não entrar na cabeça de muitos... Claro que não serão as carradas de contratações sem sentido que vão resolver e muito desse dinheiro perde-se em lavagens e negócios obscuros. Essa dou de barato a qualquer um que se queira sentir deprimido! 
Por fim, mas não menos importante, o nosso futebol actual. É mau? Sim, é. Falta-nos muito trabalho, muito que melhorar na transição defensiva e na construção de jogo. Até as bolas paradas têm sido um autêntico desastre. Mas daí a ser condizente com um futebol de 3ª divisão, de uma equipa que luta para não descer, vai um passo gigante... Sejamos sinceros: estamos muito longe do que podemos dar, mas não estamos tão mortos quanto nos pintam ou querem pintar. 

No entanto, quando o Benfiquista entra em euforia, nada está mal e o que está, não tem valor ou importância...

A segunda premissa, a da mania que os benfiquistas têm da "mania". O Benfica é campeão, que se lixe o passivo, as carradas de jogadores que chegaram no início de época. O Benfica é campeão e não importa nada mais... Tudo para o Marquês e para Agosto vemos isso. O Benfica quando começa com a onda vermelha nada o pára. Fruto da euforia, quando o Benfica está embalado podia vir o Barcelona ou o Real Madrid que lhes dávamos uma tareia das antigas. Esta euforia que os inimigos chamam de "bazófia" é um sinal da bipolaridade benfiquista a 100% e uma das piores coisas do benfiquista. Há que acreditar, apoiar e festejar. Sim, concordo. Mas temos de ter os pés no chão e bem assentes! Ninguém esquecerá tão cedo o minuto 92 que nos atirou com toda a força ao tapete. Custou. Mas custou mais ainda porque naquele ano nada nos parava! O melhor futebol dos últimos 50 anos, chegou-se a ouvir. Nem o Benfica do Eusébio era tão dominador. Nada disso importou quando um rapazito que hoje nem no Brasil consegue jogar nos tirou tudo isso. Por isso, se quando estamos deprimidos nem tudo é mau, quando estamos a jogar bem e a ganhar e eufóricos com a situação nem tudo está bem!

Porém, a alternância entre estes ciclos, permite-me inferir que a bipolaridade encarnada é, muita das vezes de ciclos rápidos!

Tão depressa somos os melhores e os maiores como, tudo está mal no momento a seguir. O minuto 92 é um exemplo quase perfeito, não fossem algumas vozes certas assumir que nada podia apagar o que fora feito até aquele trágico final. Mas a maioria não foi nessa cantiga e, Jesus, grande obreiro desse ano foi contestado, esteve tão perto de sair, ficou, sob forte contestação e brindou-nos com um bi-campeonato inédito. Mais recentemente, enquanto estava a ver a primeira jornada via benfiquistas que até aos 74 berravam de insatisfação para saírem depois, regozijados e eufóricos após 4 golos em 15 minutos. "A jogar assim somos campeões sem dúvida nenhuma!", diziam. E não tiro o valor a esses golos, porque o Benfica, jogou, de facto bastante bem, mas daí a termos de passar de uma pura depressão a uma "mania", vai a diferença entre sermos adeptos no digno nome da palavra, que apoia sempre e que acredita e que mesmo goleando por 4 sabe que há muito a mudar, e sermos apenas mais um dos milhões que padecem de uma bipolaridade benfiquista!

Em tom conclusivo, resta-me dizer que não defendo, nem sou apologista de "benficómetros". Não sofro de bipolaridade benfiquista, pelo menos em um grau tão grave de disparatar a torto e a direito emoções desmedidas ou depressões infundamentadas. No entanto, reconheço que estamos perante um bom estudo de caso. Talvez por amarmos demasiado este clube sofremos demais e vibramos mais ainda. O futebol tem de ter uma enorme parte de emoção e quando se trata disso, disse e volto a repetir, "só nos sentimos assim!".

Saudações Gloriosas!

PS: Despachamos o Ola John e ao contrário de muitos, nada me deixou tão feliz. Se calhar é porque não chegou ninguém capaz de me deixar eufórico e tive de me agarrar a isto... se calhar!
PS2: Djuricic fica para ser aposta? Fico feliz também apesar de não acreditar nisso a 100%!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e aprecio que vejamos o "Benfica" de forma semelhante (com todos a terem direito às diferenças, claro!)!
      Volte sempre!
      Saudações gloriosas!

      Eliminar
  2. Boa malha.
    Por mim estou apenas confiante no Benfica. Será pouco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é pouco! Eu também estou e quero muito acreditar que as coisas se vão compor esta época... No entanto, nisto do "acreditar", até no 7-1 do Celta eu acreditava que dava para virar!
      Falando mais a sério, o Benfica está, como disse, longe do que pode dar, mas não está tão mal quanto o pintam. Por isso, vamos apoiar e manter a confiança!
      Obrigado pela leitura e comentário!
      Saudações Gloriosas!

      Eliminar