sábado, 29 de agosto de 2015

Seremos masoquistas?!

Pré-Jogo: Um jogo "à Benfica" era o que todos pediram, um pouco por toda a blogosfera! Que se limpasse a imagem de Aveiro e se fizesse jus ao emblema que carregariam na camisola! Perante o 11 que considerei na antevisão, apenas uma alteração. Victor Andrade, com 19 anos apenas iria fazer a estreia como titular na Luz, por troca com Ola John!
11 inicial 3ª jornada (vs Moreirense) - Imagem retirada do facebook oficial do Sport Lisboa e Benfica

Jogo: Primeiros minutos com muita vontade mas pouca velocidade e um Benfica que voltou a entrar morno, com alguns erros de posicionamento e concentração que quase culminavam em golo quando Rafael Martins aproveita um mau posicionamento defensivo e faz um remate perigoso que Júlio César defende a dois tempos. Estava dado o primeiro aviso! O Benfica tentava, mas faltava dinâmica e ideias para fazer a bola chegar com perigo à área do Moreirense. Primeiro Victor Andrade, depois Gaitán com uma bicicleta tentaram o golo, mas a bola parecia fugir da baliza dos nortenhos! Quem não marca sofre e, num contra-ataque onde são várias as falhas da defesa e do meio campo encarnado, Rafael Martins, que já tinha ameaçado, faz o 1-0! O fantasma do fim de semana passado chegava à Luz! Ainda antes do intervalo, Jonas tem nos pés o empate (chegou-se mesmo a gritar Golo na Luz), mas a bola bate nas malhas laterais! 
Ao intervalo, Rui Vitória, insatisfeito com o que vira no primeiro tempo faz duas substituições, fazendo entrar Gonçalo Guedes e Talisca, em detrimento de Victor Andrade e Pizzi! As substituições fizeram o Benfica entrar mais pressionante e em busca do golo, no entanto, os falhanços começavam a acumular-se! Mitroglou que tinha passado completamente ao lado no primeiro tempo dispôs de uma série de oportunidades sem conseguir converter nenhuma. No entanto, maior foi a perdida de Jonas, que atirou por cima após uma boa jogada do ataque encarnado! O golo parecia não querer aparecer e Rui Vitória volta a arriscar ao tirar Eliseu, fazendo desta feita entrar Jiménez para o seu lugar. A ala esquerda toda com Gaitán, Jonas descia um pouco e ficavam os dois pontas na frente, à espera que as bolas lá chegassem. E Rui Vitória acaba mesmo por ver recompensado a sua aposta, quando, num cruzamento milimétrico de Gaitán, Jiménez faz, na primeira vez que toca na bola, um cabeceamento espetacular, sem hipóteses para o guarda-redes! Nem um minuto depois, Mitroglou assiste para Samaris que com um remate espetacular faz a cambalhota no marcador! Quando a Luz já descansava do susto, Rámon Cardozo, em posição irregular, faz o empate, quando faltavam já menos de 10 minutos para o fim! O Benfica teve de voltar a correr atrás da vitória e dois minutos depois, novo cruzamento de Gaitán, e Jonas, limpa a imagem, e faz o 3-2 final! 

Pós-Jogo: O melhor em campo foi sem dúvida alguma o 12º jogador (e Gaitán...)! Os adeptos estiverem exemplares, apoiando durante todo o jogo, acreditando, acreditando e acreditando! Ao contrário de outros, apoiamos sempre, o descontentamento não é para chegar na hora de jogo! (E tivemos a perder, ao contrário de outros...)
Mas isto não pode ser o Benfica! Este jogo deveria ser ganho com muito mais facilidade do que foi! A meu ver, Júlio César sofre dois golos em três lances em que teve de ser chamado a mostrar-se. Não tem culpa directa em nenhum dos golos, mas não foi tão decisivo como em outros jogos! A defesa voltou a apresentar lacunas de posicionamento e quando conjugada com o meio campo, em transição defensiva, o Benfica voltou a apresentar imensas dificuldades! Há muito trabalho e estes 15 dias sem jogos vão ter de ser duros nesses sentido! Samaris foi enorme no meio campo. Uma autêntica muralha que coroou a sua 40ª exibição de águia ao peito com o seu primeiro golo (e um belo golo!!). No sentido oposto, Pizzi não esteve tão bem como se pretendia, tal como Victor Andrade que não fez por merecer o lugar no 11 inicial! No entanto, apesar de algum fulgor inicial Talisca e Gonçalo Guedes não estiveram particularmente melhores! Gaitán foi Gaitán, com tudo o que isso implica e para mim, o melhor em campo. Jonas e Mitroglou iniciaram o jogo mas ainda não mostraram uma boa interacção entre eles e hoje estiveram demasiado perdulários! Quem ganhou pontos foi mesmo Jiménez que entrou e marcou e pode começar a reclamar oportunidades...
Paragem para selecções (Mitroglou, Samaris, Eliseu, Raul Jiménez e Gaitán foram os convoados...) Segue-se o Belenenses (bilhetes a 4 euros, fruto dos "Descontos à Benfica"), mas também muito trabalho e Samaris, num tom que me pareceu de aviso a alguns (a carapuça pode ter servido a alguém, no entanto ele inclui-se no grupo, ao utilizar o pronome "nós"), disse isso mesmo, num belo português, na flash-interview! Há de facto que dar mais, começar a correr mais porque para sofrer e acreditar estamos cá nós! 
Voltou o Benfica do Masoquismo? O Benfica do "mete o Mantorras e ele resolve!"? Teremos de começar a cantar "Deixem jogar o Raul" daqui a uns tempos!? Espero que não e que este seja mesmo só uma fase do "caminho" que Rui Vitória tanto fala!
Hoje conseguimos dar a volta, mas já vimos que nem todos os jogos serão assim por isso há que começar a resolver os jogos mais cedo que os adeptos não são masoquistas! 

Saudações Gloriosas

PS: Não fosse Jonas e o #colinho tinha funcionado! Não me esqueci, porque calar é consentir! 

Sem comentários:

Enviar um comentário