segunda-feira, 17 de agosto de 2015

15 minutos "à Benfica" = 4 golos!

Pré-jogo (aqueles 30 minutos entre chegar ao café, pôr a conversa em dia, ver as mentiras que saíram nos jornais de hoje e ficar com o melhor lugar no café do Zé!): Samaris no banco, Jardel na bancada. De resto, tudo como tinha previsto! Faltava acertar na vitória e num jogo "à Benfica"
11 inicial 1ª jornada (vs.Estoril) - Foto retirada do facebook do Sport Lisboa e Benfica

Jogo: O Benfica fez por entrar bem. Notava-se vontade, mas a ansiedade sobrepunha-se e a cada passe falhado, essa ansiedade aumentava cada vez mais! Aos 10 minutos, fruto da pressão alta do Estoril e de algum atrevimentos ofensivo, Luisão parece cometer falta punível para grande penalidade, que o árbitro mandou jogar. O Benfica acaba por controlar o jogo, no entanto sem criar grandes oportunidades (alguns lances de Mitroglou e uma bola na barra de Luisão) e o intervalo acaba por chegar, sem antes a Luz tremer um pouco: perda de bola de Luisão e Júlio César a fazer a primeira grande defesa da noite! O intervalo não trouxe nenhuma alteração (nem sequer ao sistema nervoso...) e mais um momento de cortar a respiração, quando ao minuto 47, Júlio César volta a segurar o resultado com mais uma brilhante defesa! O tempo começava a escassear, e Rui Vitória, aos 61 minutos, chama Victor Andrade e Talisca a jogo (saiu Pizzi que não tendo estado brilhante, não fez um mau jogo e Ola John, que voltou a brindar-nos com mais um pesadelo de exibição!). Não podiam ter sido mais acertadas as substituições, porque minutos depois, aos 74, (e quando já ninguém se lembrava que ele estava em campo...) Mitroglou, inaugura o marcador com um cabeceamento bem colocado, com uma grande assistência de Gaitán!! 1-0, o Benfica tinha feito o mais difícil! A partir daí só deu Benfica! Voltamos a sentir que podíamos marcar de qualquer forma e feitio, que é tão fácil jogar bom futebol, que é tão bonito ver esta equipa jogar... 2-0 por Jonas, aos 79, de grande penalidade após mão na bola do jogador do Estoril. Nem 3 minutos passaram, e aos 82, Jonas volta a facturar, agora com um cabeceamento pleno de técnica, após cruzamento de Victor Andrade que fez esquecer Ola John e que mostrou perfeito entendimento com Nélson Semedo (1 ano de equipa B a mostrar serviço!!). Aos 89, e para fechar as contas e 15 minutos de futebol de alta classe, o momento mais bonito da noite! Jogada perfeita de entendimento no corredor direito, com Victor Andrade a dar para Gaitán, que volta a assistir, desta vez para a estreia a marcar na equipa principal do jovem Nélson Semedo! 4-0, resultado final! 15 minutos de bom futebol que contrastam com 75 de futebol morno, por vezes sem ideias e trapalhão. O resultado que se pedia para aliviar a pressão, mas onde o resultado é muito melhor que a exibição! 

Benfica 4-0 Estoril - Foto retirada do facebook do Sport Lisboa e Benfica

Pós-Jogo (aquele momento de reflexão pós-jogo, onde pensamos nas incidências, revemos os melhores momentos e dizemos quem esteve melhor ou pior! Isso e o tempo na fila para pagar o café depois do jogo... eheh): Sem dúvida, resultado melhor que exibição. No entanto, podemos tirar algumas ilações do jogo. Temos defesa-direito! Ninguém se lembrou de Maxi hoje! E tal como disse antes do jogo, calou alguns críticos. Há muito trabalho, sim! Muito mesmo, mesmo, principalmente a nível defensivo, mas tem bastante potencial e deu muita profundidade ao corredor direito. O golo, mais que um prémio mostrou que o público da Luz sente os seus de outra forma e eu próprio senti uma felicidade maior por este golo ter sido marcado por ele! (é tema para uma conversa mais extensa!!). O melhor em campo, apesar dos 2 golos de Jonas, para mim, foi mesmo Júlio César. Não fosse ele e os golos de Jonas de nada valeriam! Talisca, muitas vezes criticado, acaba por entrar bem, estar no início dos 4 golos e acaba por também ter nota positiva. Gonçalo Guedes e Victor Andrade entraram bem (mais preponderância para Victor que esteve mais em jogo, também por ter tido mais tempo...). Gaitán pode estar de saída, mas não se lhe pode apontar falta de vontade... Mais um grande jogo do argentino! Tão bom que até parece normal, quando vindo dele... 
Menos bem, Eliseu, Luisão (em alguns momentos a comprometer) e Mitroglou (desbloqueou o jogo mas ainda pouco entrosado com a equipa e com algumas decisões erradas e a falhar...).
Muito mau voltou a estar Ola John que cada vez parece pior. É na decisão, é num simples domínio, é na cara de frete e na pouca vontade em ter o manto vestido... Victor Andrade, no seu primeiro jogo na equipa A, na Luz quase cheia, a entrar com o jogo ainda a precisar de ser desbloqueado em 30 minutos fez-nos esquecer que Ola John tinha sido titular... e essa é a menor das críticas que posso fazer ao holandês! (Nuno Santos, Gonçalo Guedes, Djuricic, Victor Andrade e tantos outros devem perguntar o porquê da discrepância no número de oportunidades...).

Nélson Semedo a celebrar o seu primeiro golo pela equipa principal do Sport Lisboa e Benfica - Foto retirada do facebook do Sport Lisboa e Benfica
Nota para o público que respondeu ao apelo do clube e se fez sentir (mais de 53mil nas bancadas)! Por vezes, a ansiedade tomou conta dos adeptos e ouviram-se alguns assobios! Desnecessários... Desnecessária continua a ser a entrada de material pirotécnico nos estádios de futebol que neste caso fizeram o jogo ser interrompido numa altura em que o Benfica ainda não vencia...
[A campanha Descontos à Benfica, com os 3 minutos de compensação atribuídos no jogo de hoje, permitem bilhetes a 3 euros para o jogo daqui a duas semanas com o Moreirense, pelo que se pode esperar mais uma enchente, ainda para mais, depois da euforia que já se faz sentir... (pessoalmente, considero exagerada, mas é preciso aliviar o stress desta pré-época... e nada melhor que fazê-lo a celebrar um bom resultado)...]

Boa semana a todos e Carrega Benfica! 

8 comentários:

  1. Bem-vindo! Mais um blogue onde vive, fala e defende o Benfica nunca é demais.

    Apesar de estar de acordo com a maior parte do texto, o meu pensamento em relação a Ola John é bastante oposto. Acho que esteve uns furos acima do seu habitual e combinou bem com o Nelson. Penso que saiu por quebra física.

    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a sua avaliação em relação ao Ola John, até nem desgostei de o ver (nem hoje nem contra a lagartada), esteve imensamente melhor do que na pré-época, é noite e dia. Já o Pizzi, para mim, esteve horrível, hoje não mandou uma para a caixa.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo apoio!

      Por vezes sou demasiado duro com alguns jogadores. Talvez tenha sido o caso com Ola John hoje. No entanto, não gostei. Há demasiados factores... o preço dele, as oportunidades que já teve, parecer tão desinteressado...
      No entanto, reconheço-lhe talento e (des)espero que expluda um dia... se possível com o manto vestido!

      Saudações!!

      Eliminar
  2. Acho que deves rever o jogo, porque estás sendo injusto para com o Ola Jonh, fez um jogo mais adulto que nas épocas passadas, e como MD, foi dos melhores jogos, porque ele geralmente joga melhor a esquerda, o problema do Benfica na 1ª parte, foi o Pizzi que esteve num dia não e o Mitroglou que ainda não está entrosado.
    Assistir o jogos sem preconceitos para com os jogadores, que a partida não gostamos, para evitar injustiças de apreciação.

    Saudações Gloriosas

    Ãguia Vermelha

    ResponderEliminar
  3. É normal, numa primeira publicação não sermos tão imparciais como queremos. Mas tirando isso, bom comentário. Não acho que o Ola John tenha jogado tão mau assim, mas essa falta de vontade que dizes, irrita. Não concordo é com o Pizzi que esteve muito mal ontem...
    De resto, muito mau estiveram os NN ontem. é verdade que ou eles apoiam ou não há iniciativa, mas já chega de petardo, fogo!

    Boa sorte com o blogue! Continua!

    ResponderEliminar
  4. O Ola John, tal como no jogo com o sporting jogou bem e até se identificou com o Nélson Semedo, acho que um acabou por beneficiar o outro.
    E não percebo porquê que o Eliseu jogou mal... parece-me embicanço, até porque não foi pelo lado dele que surgiram as oportunidades do Estoril.
    Aliás, o Eliseu dos nossos defesas esquerdos é o melhor, basta ver o que aconteceu nos jogos em que o Rui Vitória experimentou e não o colocou em jogo, contra o América e sporting.
    Acho que os benfiquistas gostam de escolher um ou dois jogadores para bater e depois ficam cegos, independentemente do que faça vão sempre dizer que jogou mal.
    Por exemplo o Jonas e o Gaitan é o oposto, vão sempre dizer que jogaram bem e defendê-los. Ontem o Gaitan fez um jogo enorme, mas contra o sporting tanto ele como o Jonas foram nulos, aliás, o Ola John contra o sporting até foi o melhorzito.

    ResponderEliminar
  5. Ah, parabéns e boa sorte e inspiração para o blogue!

    Carrega BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado dezazucr pelo apoio e pelo comentário!

      O Ola John foi dos melhores na Supertaça, sim. Tivesse eu o blog criado e admitilo-ia. Mas no jogo do domingo passado nao acho que tenha estado particularmente bem como dizem. Pode ser embirração, mas vou tentar mudar o pensamento nos próximos jogos até porque foi a primeira vez que fiz um resumo e quero melhorar ao longo do tempo xD
      Quanto ao Eliseu, não acho que tenha estado muito mau. Aliás, esteve bem dentro das suas capacidades. O problema sao essas mesmas capacidades. Já nos salvou muitos jogos na época passada... xD na antevisão que fiz ao jogo disse isso mesmo: é o nosso melhor e único defesa-esquerdo.
      Novamente, obrigado por comentar. Continue a aparecer, é bem vindo, sempre!
      Cumprimentos,
      Nota Artística.

      Eliminar